domingo, 23 de março de 2014

The Dark Knight Returns (Brinquedos)

 

E finalmente vamos falar dos brinquedos, separando por fabricantes.


DC Direct

A série de figuras baseada nos quadrinhos foi lançada em 2004 nos EUA pela DC Direct e conta com quatro figuras: Batman, Robin, Superman e Coringa (Joker).

Set completo, com base que monta o cenário do beco do crime.

Base: todas as figuras possuem a mesma base quadrada (imitando calçada), exceto a Robin, que é a esquina da calçada e possui um poste de luz. Detalhe: a lâmpada do poste é feita de um material luminescente (absorve luminosidade e brilha no escuro).

Embalagem: é do tipo caixa, feita em papelão com a frente transparente. Nas laterais, possui uma foto grande da figura que vem dentro de um lado e uma foto do set montado do outro lado, e no verso possui foto com detalhes dos personagens da série inteira.

Frente, laterais e verso da embalagem.


Batman: Possui quase 6.5" de altura.



Pontos de articulação: pescoço (rotativo), ombro (rotativo), cotovelo (articulado), luva (rotativo), perna (rotativa), joelho (articulado).

Acessórios: Batarang com corda.





Joker: Possui 7.0" de altura.


Pontos de articulação: pescoço (rotativo), ombro (rotativo), pulso (rotativo).

Acessórios: Duas pistolas e boneco.





Robin: Possui quase 5" de altura.




Pontos de articulação: pescoço (rotativo), ombro (rotativo), luva (rotativo), perna (rotativo).

Acessórios: Estilingue e base diferente dos outros (como descrito lá em cima).





Superman: Possui quase 7.5" de altura.


Pontos de articulação: pescoço (rotativo), ombro (rotativo), cotovelo (articulado), perna (rotativa), joelho (articulado).

Acessórios: Capacete esmagado da bat-armadura e flecha de Kryptonita.






Em maio/2009 a DC Direct lançou o The Dark Knight Returns Collector Set, que vem com um Batman e um Coringa repintados, além da reimpressão do #1 da minissérie.


E em dezembro/2012 a DC Direct lançou o The Dark Knight Returns Action Figure 4-Pack, com as 4 figuras (bases e acessórios) repintados.



Mattel

A Mattel também aproveitou o lançamento do desenho e lançou uma figura de 6” na série Batman Unlimited.



Medicom

A Medicom também lançou sua versão de 12” na série Real Action Heroes.



Play Arts Kay

A Play Arts Kay lançou o equivalente ao skin do Batman baseado no Dark Knight Returns do game “Batman Arkham City”.



Kotobukiya

A Kotobubiya também nos brindou com algumas estátuas maravilhosas em vinil.





Eaglemoss

Por último, a Eaglemoss está lançando (por enquanto, lá fora) uma série de batmóveis escala 1/43 chamada “Batman Automobilia”, onde cada veículo vem num case de acrílico e com uma revista sobre ele. O Especial #2 é exatamente sobre o Bat-Tanque!


Case com cenário e revista.


Veja mais sobre The Dark Knight Returns nos links abaixo:

The Dark Knight Returns (Desenhos)



Continuando nosso artigo sobre The Dark Knight Returns (visto aqui), seguimos com a animação, dividida em duas partes!!!

A história é bem parecida com a dos quadrinhos (algumas partes foram cortadas ou tiveram a violência diminuída), porém achei a adaptação muito boa. Detalhe: Na versão americana, quem dubla o Batman / Bruce Wayne é o Peter Weller (Robocop, 1987) e aqui no Brasil foi o Márcio Seixas, o mesmo dublador do desenho “Batman, A Série Animada” - sem contar que ele também dubla o Clint Eastwood, então foi como “ver” o Clint Eastwood como um Batman velhão (o sonho de 9 a cada 10 batmaníacos).

Lá fora (EUA) o desenho saiu em 2 partes (DVD e Blu-Ray) e depois foram 
reunidos numa edição especial (em Blu-Ray) com as duas partes.

 Aqui no Brasil, só saíram as duas partes em DVD.


Melhor frase do desenho inteiro: "Você não tá entendendo. Isso não é uma poça de lama, isso é uma mesa de operação eu sou o cirurgião!"



Veja mais sobre The Dark Knight Returns nos links abaixo:


The Dark Knight Returns (Quadrinhos)


Essa história (no Brasil chamada de "Cavaleiro das Trevas - O Retorno do Morcego") foi lançada em 1986 nos EUA, e já foi publicada algumas vezes no Brasil:

Duas minisséries em quatro edições lançadas em 1987 e 1997, e uma minissérie em duas edições lançada em 2002, pela Editora Abril.




Duas edições encadernadas lançadas em 1987 e 1989, ainda pela Editora Abril, dois encadernados de luxo "Edição Definitiva" (capa cartonada e capa dura) em 2007 e a 2ª edição do encadernado (capa dura) em setembro/2011, baseados na edição "Absolute" americana, lançados no início de 2007 pela Panini com mais de 500 páginas (pois também vêm com o Cavaleiro das Trevas 2 e vários extras).



Conta com roteiro e arte de Frank Miller e cores de Lynn Varley.


A história nos mostra um Bruce Wayne que "pendurou" o manto do Morcego há dez anos, porém é assombrado pelas lembranças de quando lutava contra o crime, enquanto Gotham City está numa crescente onda de crimes, gerada principalmente pelas gangues mutantes. Bruce decide volta à ativa, mesmo com mais de 50 anos. A cobertura da TV serve como um narrador para a história (recurso usado mais tarde por Todd McFarlane nas revistas do Spawn), mostrando como um mito urbano pode ganhar força e defensores, assim como opositores. Por causa desses extensos debates na TV que o Coringa, que estava internado numa instituição em estado catatônico, ressurge. Há o surgimento de um novo (ou nova) Robin, a aposentadoria do Comissário Gordon, a luta (e a revanche) do Batman com o líder da gangue mutante - que se autoproclamam filhos de Batman após a vitória. Os heróis estão proibidos de agir em público, então só o Superman permanece na ativa, porém fora da vista pública, e quando Batman quebra essa lei, mandam o homem de aço atrás do homem morcego. O combate final se dá no beco do crime, local onde os pais de Bruce foram assassinados.

Imagens da minissérie.

O Bat-Tank!!!

Veja mais sobre The Dark Knight Returns nos links abaixo:
Pra fechar este artigo, uma foto do Bruce praticando seu esporte semanal: espancar o Clark! 
 
 

domingo, 16 de março de 2014

Batman: Arkham Knight (Game)



É o novo game da série Arkham, produzido pela Rocksteady Studios, para PlayStation 4, XBox One e PC (Windows) e tem lançamento marcado para 14 de Outubro deste ano. É o 4º game da série (porém o 3º game, Arkham Origins, não foi produzido pela Rocksteady Studios) e será a conclusão da série, com Kevin Conroy novamente dublando o herói.


A história começa um ano depois da morte de Joker durante os eventos de Arkham City, e Batman sente-se desconfortável com a ausência do seu nemesis, sentindo que tinham uma ligação maior do que ambos podiam admitir. Sem a presença caótica do Joker, os cidadãos de Gotham sentem-se mais seguros e a taxa de criminalidade na cidade caiu consideravelmente. No entanto, vários criminosos, incluindo o Pinguim, Two-Face e Harley Quinn, se reunem para eliminar de vez o Cavaleiro das Trevas. Com a aproximação do Halloween, Scarecrow ameaça a cidade, dizendo que irá detonar bombas por toda a Gotham que contêm um novo "gás do medo". Em resposta, a polícia evacua seis milhões de residentes de Gotham, sendo que apenas os criminosos, ficam para trás, deixando o comissário Gordon e a policia de Gotham City muito ocupados. Antecipando uma nova ameaça, Batman continua a criar tecnologias para combater o crime enquanto vai vigiando a cidade todas as noites. A cidade de Gotham é aproximadamente cinco vezes maior que o mapa de Arkham City, espalhada por três ilhas. 


O titulo “Arkham Knight” não é uma referência a Batman, mas um personagem original que foi criado pela Rocksteady para o jogo.


Detalhe: Dessa vez vai dar pra dirigir o batmóvel no jogo! E, assim com o Batman, vai ter skins pra ele.


Pré-venda.

Trailer oficial: "Father To Son" (Legendado)

domingo, 9 de março de 2014

DC Superheroes - Clayface [Mattel]


A equipe "Four Horsemen" fez um belo trabalho, fazendo com que essa série da Mattel seja conhecida como a série do Cara de Barro, apesar de ter outros personagens (Mulher Gato, Asa Noturna, Coringa, etc). Apesar de o personagem ter tido várias versões nos quadrinhos e na TV (veja quadro no final), esta figura não se prende a nenhuma versão do personagem, sendo bem parecido com a que foi lançada na série do desenho "Batman, The Animated Series" pela Kenner nos anos 90.



A figura vem na embalagem padrão da série, no blister (papelão na parte de trás e bolha na frente).




A escultura está perfeita. A cabeça está assustadora. Os braços são recobertos de borracha bem macia e maleável, e há aplicações de borracha no corpo, deixando a figura disforme.





Existem alguns problemas na figura, mas nada que atrapalhe:
  • Devido ao excesso de peso e o centro de gravidade baixo, às vezes a figura tomba, pois seus pés são pequenos demais para o tamanho e peso.


  • Como é comum nos casos de misturar diferentes materiais na composição de uma figura (corpo de plástico e braços de borracha), a cor dos braços é ligeiramente diferente do resto do corpo, mas você precisa ser muito chato pra reclamar disso.


  • A figura não vem com acessórios. Apesar da belíssima escultura, quem está acostumado com os Marvel Legends “da vida”, talvez esperasse um par de braços a mais para trocar na figura. A figura vem somente com um diorama, item padrão de todas as figuras dessa série.


Mas nem tudo são problemas. Quando comprei essa figura, fiquei um pouco triste, pois percebi que não havia articulações nos cotovelos, igual à figura do desenho “Batman Animated Series”. Ledo engano. A parte externa dos braços é recoberta de borracha maleável, mas na parte interna da figura existe um esqueleto articulado, permitindo deixar os braços na posição que você quiser.




A figura é ligeiramente maior que as outras dessa série (7" contra 6.5" das outras) e possui a cor marrom.



Aparições nos Quadrinhos:

O personagem Cara de Barro (Clayface no original em inglês), é um perigoso inimigo do Batman e já teve várias encarnações nos quadrinhos: 

  • Basil Karlo, criado por Bob Kane em 1940 (Detective Comics #40), era um ator de filmes “B” que ingressou na carreira de crimes quando soube que um de seus “clássicos” estava sendo refilmado com outro ator. Assim, ele começou uma campanha de assassinatos utilizando uma máscara de argila.

  • Matthew (Matt) Hagen, criado por Bill Finger e Sheldon Moldoff em 1961 (Detective Comics #298), era um caçador de tesouros que ficou preso numa caverna subterrânea e adquiriu poderes através da lama radioativa, que lhe dava poderes temporariamente. Ele ficou com o título “Cara de Barro” por 25 anos, até morrer durante a saga “Crise nas Infinitas Terras”.
  • Preston Payne, criado por Len Wein e Marshall Rogers em 1978 (Detective Comics #478), era um cientista que sofria de um tumor intracraniano e procurava uma cura. Para isso, isolou uma enzima do sangue de Matt Hagen (o 2º Cara de Barro) e injetou em si mesmo. Após a aplicação e aparente sucesso, descobriu que seu corpo não ficava mais sólido, tornando-se instável, e descobriu que tinha de transformar outros seres em barro para sobreviver. Ele construiu um exoesqueleto para impedir que tocasse em outras pessoas.
  • Sondra Fuller, criada por Mike W. Barr e Jim Aparo em 1987 (Outsiders #21), era um membro do grupo terrorista Kobra que usou a tecnologia do grupo para transformar-se na Lady Cara de Barro. Ela criou a Quadra de Lama (Mudpack no original), com Karlo, Payne e um reanimado Hagen. Durante este período, Karlo usou o DNA de Payne e Fuller para se tornar o Cara de Barro mais poderoso de todos.
  • Cassius "Clay" Payne: foi criado por Alan Grant e Bret Blevins em 1994 (Shadow Of The Bat #27), era filho de Preston Payne e Sondra Fuller, o garoto foi separado de seus pais e prendido em um laboratório do governo. É desconhecida toda a extensão de seus poderes.
  • Dr. Malley: foi criado por Doug Moench e Kelley Jones em 1998 (Batman # 550), era um cientista do DEO (Departamento de operações para-normais) quando uma amostra de pele de Cassius Payne se funde ao cientista. Ele foi destruído e seus restos armazenados no DEO.
  • Johnny Williams: foi criado por Aj Lieberman em 2005 (Gotham Knights #60), era um bombeiro em Gotham, quando uma explosão dentro de uma fábrica lhe deu poderes. Trabalhou com o Silêncio (Hush) por um breve período antes da sua morte.

Quadra de Lama: Basil Karlo, Matt Hagen, Sondra Fuller e Preston Payne.


Sondra Fuller e Preston Payne “In Love”.


Não importa a versão do Cara de Barro. Batman é seu pior inimigo.


Aparições na Televisão:

O personagem Cara de Barro apareceu em:

  • The New Adventures Of Batman (desenho do Batman dos anos 70): Era Matt Hagen, o 2º Cara de Barro.

  • Batman, The Animated Series (desenho do Batman dos anos 90): Era um ator que foi desfigurado após um acidente de carro e começou a usar um cosmético experimental para moldar a sua aparência, mas só se transformou no Cara de Barro após uma maciça overdose da substância. É considerada uma releitura da origem de Basil Karlo, o 1º Cara de Barro, apesar do nome dele ser Matt Hagen, o 2º Cara de Barro.

  • Birds Of Prey (seriado de 2002/2003), no episódio “Feat Of Clay”.

  • Justice League / Justice League Unlimited (desenho da Liga da Justiça de 2001 a 2006): Apareceu em alguns episódios, sempre com outros vilões. É o mesmo Cara de Barro do desenho do Batman (The Animated Series), tanto na aparência quando na dublagem (Ron Perlman do filme Hellboy).

  • The Batman (desenho do Batman de 2004): Era o amigo de infância de Bruce Wayne, Ethan Bennett, que foi seqüestrado pelo Coringa e inalou uma dose muito alta de uma substância química. Na quarta temporada, Basil Karlo também aparece na série.

Ethan Bennett (cima) e Basil Karlo (baixo).