domingo, 9 de março de 2014

DC Superheroes - Clayface [Mattel]


A equipe "Four Horsemen" fez um belo trabalho, fazendo com que essa série da Mattel seja conhecida como a série do Cara de Barro, apesar de ter outros personagens (Mulher Gato, Asa Noturna, Coringa, etc). Apesar de o personagem ter tido várias versões nos quadrinhos e na TV (veja quadro no final), esta figura não se prende a nenhuma versão do personagem, sendo bem parecido com a que foi lançada na série do desenho "Batman, The Animated Series" pela Kenner nos anos 90.



A figura vem na embalagem padrão da série, no blister (papelão na parte de trás e bolha na frente).




A escultura está perfeita. A cabeça está assustadora. Os braços são recobertos de borracha bem macia e maleável, e há aplicações de borracha no corpo, deixando a figura disforme.





Existem alguns problemas na figura, mas nada que atrapalhe:
  • Devido ao excesso de peso e o centro de gravidade baixo, às vezes a figura tomba, pois seus pés são pequenos demais para o tamanho e peso.


  • Como é comum nos casos de misturar diferentes materiais na composição de uma figura (corpo de plástico e braços de borracha), a cor dos braços é ligeiramente diferente do resto do corpo, mas você precisa ser muito chato pra reclamar disso.


  • A figura não vem com acessórios. Apesar da belíssima escultura, quem está acostumado com os Marvel Legends “da vida”, talvez esperasse um par de braços a mais para trocar na figura. A figura vem somente com um diorama, item padrão de todas as figuras dessa série.


Mas nem tudo são problemas. Quando comprei essa figura, fiquei um pouco triste, pois percebi que não havia articulações nos cotovelos, igual à figura do desenho “Batman Animated Series”. Ledo engano. A parte externa dos braços é recoberta de borracha maleável, mas na parte interna da figura existe um esqueleto articulado, permitindo deixar os braços na posição que você quiser.




A figura é ligeiramente maior que as outras dessa série (7" contra 6.5" das outras) e possui a cor marrom.



Aparições nos Quadrinhos:

O personagem Cara de Barro (Clayface no original em inglês), é um perigoso inimigo do Batman e já teve várias encarnações nos quadrinhos: 

  • Basil Karlo, criado por Bob Kane em 1940 (Detective Comics #40), era um ator de filmes “B” que ingressou na carreira de crimes quando soube que um de seus “clássicos” estava sendo refilmado com outro ator. Assim, ele começou uma campanha de assassinatos utilizando uma máscara de argila.

  • Matthew (Matt) Hagen, criado por Bill Finger e Sheldon Moldoff em 1961 (Detective Comics #298), era um caçador de tesouros que ficou preso numa caverna subterrânea e adquiriu poderes através da lama radioativa, que lhe dava poderes temporariamente. Ele ficou com o título “Cara de Barro” por 25 anos, até morrer durante a saga “Crise nas Infinitas Terras”.
  • Preston Payne, criado por Len Wein e Marshall Rogers em 1978 (Detective Comics #478), era um cientista que sofria de um tumor intracraniano e procurava uma cura. Para isso, isolou uma enzima do sangue de Matt Hagen (o 2º Cara de Barro) e injetou em si mesmo. Após a aplicação e aparente sucesso, descobriu que seu corpo não ficava mais sólido, tornando-se instável, e descobriu que tinha de transformar outros seres em barro para sobreviver. Ele construiu um exoesqueleto para impedir que tocasse em outras pessoas.
  • Sondra Fuller, criada por Mike W. Barr e Jim Aparo em 1987 (Outsiders #21), era um membro do grupo terrorista Kobra que usou a tecnologia do grupo para transformar-se na Lady Cara de Barro. Ela criou a Quadra de Lama (Mudpack no original), com Karlo, Payne e um reanimado Hagen. Durante este período, Karlo usou o DNA de Payne e Fuller para se tornar o Cara de Barro mais poderoso de todos.
  • Cassius "Clay" Payne: foi criado por Alan Grant e Bret Blevins em 1994 (Shadow Of The Bat #27), era filho de Preston Payne e Sondra Fuller, o garoto foi separado de seus pais e prendido em um laboratório do governo. É desconhecida toda a extensão de seus poderes.
  • Dr. Malley: foi criado por Doug Moench e Kelley Jones em 1998 (Batman # 550), era um cientista do DEO (Departamento de operações para-normais) quando uma amostra de pele de Cassius Payne se funde ao cientista. Ele foi destruído e seus restos armazenados no DEO.
  • Johnny Williams: foi criado por Aj Lieberman em 2005 (Gotham Knights #60), era um bombeiro em Gotham, quando uma explosão dentro de uma fábrica lhe deu poderes. Trabalhou com o Silêncio (Hush) por um breve período antes da sua morte.

Quadra de Lama: Basil Karlo, Matt Hagen, Sondra Fuller e Preston Payne.


Sondra Fuller e Preston Payne “In Love”.


Não importa a versão do Cara de Barro. Batman é seu pior inimigo.


Aparições na Televisão:

O personagem Cara de Barro apareceu em:

  • The New Adventures Of Batman (desenho do Batman dos anos 70): Era Matt Hagen, o 2º Cara de Barro.

  • Batman, The Animated Series (desenho do Batman dos anos 90): Era um ator que foi desfigurado após um acidente de carro e começou a usar um cosmético experimental para moldar a sua aparência, mas só se transformou no Cara de Barro após uma maciça overdose da substância. É considerada uma releitura da origem de Basil Karlo, o 1º Cara de Barro, apesar do nome dele ser Matt Hagen, o 2º Cara de Barro.

  • Birds Of Prey (seriado de 2002/2003), no episódio “Feat Of Clay”.

  • Justice League / Justice League Unlimited (desenho da Liga da Justiça de 2001 a 2006): Apareceu em alguns episódios, sempre com outros vilões. É o mesmo Cara de Barro do desenho do Batman (The Animated Series), tanto na aparência quando na dublagem (Ron Perlman do filme Hellboy).

  • The Batman (desenho do Batman de 2004): Era o amigo de infância de Bruce Wayne, Ethan Bennett, que foi seqüestrado pelo Coringa e inalou uma dose muito alta de uma substância química. Na quarta temporada, Basil Karlo também aparece na série.

Ethan Bennett (cima) e Basil Karlo (baixo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário