A editora Akita Shoten anunciou ontem, dia 4 de agosto que o criador de mangá Jiro Kuwata faleceu em 2 de julho aos 85 anos. Kuwata era mais conhecido por ser o autor por trás do Batman Mangá - Batman: The Jiro Kuwata Batmanga, que foi lançado nos anos 60, assim como o co-criador de um dos "pioneiros do anime" 8 Man ou Eight Man.
Jiro Kuwata nasceu em 17 de abril de 1935, em Suita, Osaka. Ele estreou aos 13 anos com o mangá The Strange Star Cluster em 1948 por Shonen Gahosha, que ainda é a estreia mais jovem de todos os tempos. Depois que seu pai ficou doente e perdeu o emprego, Kuwata decidiu pular o ensino médio e, no terceiro ano do ensino médio, mudou-se para Yokohama, nos arredores de Tóquio, para se concentrar no mangá.
O primeiro grande sucesso de Kuwata foi Maboroshi Tantei em 1957 para Shonen Gahosha, que mais tarde foi transformado em uma série Tokusatsu. Querendo se concentrar mais em super-heróis e ficção científica, Kuwata co-criou a série 8 Man com Kazumasa Hirai para a Weekly Shonen Magazine em 1963. Embora antes que o capítulo final pudesse ser concluído, Kuwata foi enviado para a prisão por posse de um revólver e 8 Man foi cancelado com outros finalizando a série. Kuwata finalmente completou o 8 Man em 1992, ao lado de Hirai e estava aconselhando uma série de sequências / spin-off 8 Man vs Cyborg 009, que atualmente está sendo exibida no Champion RED da Akita Shoten.
Depois que Kuwata foi libertado da prisão, ele voltou a Shonen Gahosha para se concentrar no mangá do Batman, que foi lançado em 2015 como Batman: The Jiro Kuwata Batmanga. A série decorreu de 1966 a 1967. Em 1977, Kuwata retirou-se da serialização do mangá e voltou-se para o budismo, criando obras centradas em torno da religião.
Jiro Kuwata faleceu em 2 de julho de causa natural aos 85 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário