domingo, 26 de maio de 2019

O dia que entrevistei o "Robin" do seriado de 1949!



A História por trás de um Herói


   Johnny Duncan nasceu numa fazenda ao norte da cidade de Kansas, Missouri (EUA) em 1923.
     Johnny foi criado durante a depressão ao lado de várias pessoas muito, mas muito pobres.
   Seu pai além de trabalhar na fazenda, ainda aos sábados trabalhava como barbeiro numa pequena cidade, meio que longe de onde moravam.
     Ainda durante a depressão nos anos 30, Johnny aprendeu a sapatear aos 9 anos de idade. Seu pai na época lhe dava 10 cents para fazer um pequeno show para os homens que vinham cortar cabelo todos os sábados.
     Querendo assim continuar a dançar, ele mais tarde começou a fazer pequenos números de sapateado num barzinho, chamado Sugar Bowl. Lá existia uma Jukebox (caixa de música), onde as pessoas colocavam moedas para as músicas começarem a tocar e Johnny a dançar.
   Conforme ele dançava, as pessoas arremessavam alguns doces, moedas e notas aos seus pés.
     Após um ano, Johnny nunca iria esquecer o que estaria por vir. Sua família não tinha o dinheiro para pagar o aluguel anual da fazenda, que eram 125 dólares por ano. Sua mãe e seu pai não sabiam o que fazer a respeito. Eles ficavam andando pela cozinha, e Johnny via sua mãe chorar e deixar as lágrimas cairem pelo chão, enquanto seu pai também caia aos prantos. Sua mãe falava que não queria mais viver na pobreza.
     Johnny ao ver tudo isso, se levantou da mesa e foi até seu quarto e pegou duas meias velhas onde ele guardava o dinheiro que ganhava no Sugar Bowl. Ele veio até a cozinha e colocou o dinheiro em cima da mesa. Seu pai e mãe não acreditavam no que estavam vendo. Eles disseram: "Aonde você conseguiu isto?", e Johnny respondeu: "Eu ganhei dançando no bar Sugar Bowl!". Seu pai então, levantou-se da cadeira rapidamente, e deu um pequeno chute em seu traseiro, e ao mesmo tempo se ajoelhou e o abraçou dizendo: "Muito Obrigado meu Filho!".
     Agora eles não precisariam mais ir morar junto aos pobres. Seu pai então, começou a pagar para Johnny aulas de sapateado por 25 centavos a hora, para ele se tornar profissional.
     Depois, Johnny acabou se juntando ao grupo de uma garota chamada Lou Fischer, onde mais tarde fizeram vários shows de sapateado como "Duncan e Fischer", entre 1933 e 1938.


     Eles se apresentaram no teatro da cidade de Kansas, e seu talento foi visto por algumas pessoas que trabalhavam para a Twenty Century Fox. Depois de um pequeno teste, eles conversaram com Johnny e seus pais, e fizeram Johnny assinar um contrato de 6 meses, onde receberia 50 dólares po semana. Na época Johnny tinha apenas 15 anos.
     Johnny e sua família tiveram alguns problemas para se mudarem para a Califórnia, já que seu empresário havia lhe dado 300 dólares e 3 meses para eles estarem se mudando. Então, eles tiveram que vender tudo o mais rápido possível, e comprar um novo carro, já que o chevy 1929 que tinham teve que ficar com o novo dono da fazenda. Eles então compraram um chevy 1938 por 515 dólares, e seguiram rumo a uma nova vida.
     À partir daquele momento, teve início a maior aventura de todos os tempos de Johnny Duncan.
     Lembro-me de meus avós maternos me dizerem, que iam todos os domingos assistirem no cinema Zorro, Flash Gordon e Batman & Robin. Que não perdiam um domingo se quer, só para ver o Homem-Morcego e Robin indo atrás de perigosos inimigos. Na época, passavam no cinema um episódio por domingo!
     Com certeza, o que eles sentiam na época, é o mesmo que sentimos hoje em dia quando vamos ao cinema ver aos filmes do Batman ou de outros heróis, e nos deliciamos com tudo isso.






A Entrevista com o Herói


   Lembro-me como se fosse hoje que, através de um site que mantinha dados sobre o ator Johnny Duncan, que eu fui conseguir um contato direto com ele. Eu havia enviado mensagens tentando um contato direto com ele assim como tentava na época junto aos atores Adam West, Burt Ward, Julie Newmar e Yvonne Craig. No caso do sr. Duncan, era ele mesmo que respondia ao seu site (hoje desligado totalmente após a sua morte em 2016).
   Ele foi simpático ao me responder, e entre um email e outro, perguntei a ele se teria como ele vir para o Brasil na época (2006), para participar de um evento que já imaginava junto a Batbase para todos os fãs do homem-morcego. No meio deste bate-papo ocorreu uma pequena entrevista (realizada em 27 de fevereiro de 2006) que relato abaixo:





Renato: Como foi para você, tornar-se o Robin na década de 40?
John Duncan: Foi uma coisa maravilhosa na década de 40. Foram anos muito, muito excitantes!

Renato: Para fazer o papel do herói, você chegou a ler algo sobre o Batman nos quadrinhos ou imaginou que fosse apenas um papel simples?
John Duncan: Eu já conhecia as histórias de Batman e Robin nos quadrinhos. Eu usava muito os gibis para me identificar com o personagem do Robin.

Renato: Fazer o Robin, foi o seu primeiro trabalho como ator?
John Duncan: Não! Eu já havia feito "Action In The North Atlantic" em 1943 e "Million Dollar Kid" em 1944.

Renato: Na época, os fãs que assistiam ao seriado eram mais adultos ou crianças?
John Duncan: Eram mais crianças entre 6 a 18 anos.

Renato: O que você achou quando lançaram o Batman para a tv com o Adam West?
John Duncan: Eu achei maravilhoso!

Renato: E quando você viu o novo Robin (Burt Ward)? Você chegou a fazer alguma comparação com o seu Robin?
John Duncan: Sim. Achei o Burt Ward muito franzino e fraco para o papel de Robin.




Renato: Como era trabalhar com Robert Lowery (Batman do seriado de 49)?
John Duncan: Bob era um grande cara para se trabalhar. Nós nos divertíamos muito quando eu era o Robin.

Renato: Você achou que Robert Lowery foi um bom Batman comparado aos outros que vieram depois dele?
John Duncan: Sim! Robert Lowery foi para mim o melhor Batman que existiu até hoje!

Renato: Você assistiu ao novo filme Batman Begins?
John Duncan: Sim, assisti! Eu o achei bom.

Renato: Você acha que um Robin se encaixaria bem em uma continuação de Batman Begins?
John Duncan: Eu vi tudo sobre o Batman e não sei se ficaria bem, mas com certeza eu fui um dos melhores Robins!

Renato: Você acha que ficou conhecido mais pelo seu trabalho como Robin ou por outros trabalhos?
John Duncan: Robin com certeza! Batman e Robin nunca morrerão!

Renato: Eu sei que você vai a muitas convenções, e gostaria de saber como os fãs reagem perante ao Robin de 1949?
John Duncan: Os fãs acham maravilhoso, pois eles dizem que eu não mudei nada. Eu continuo o mesmo depois de 55 anos de Robin.




Renato: Você conhece ou já veio ao Brasil?
John Duncan: Não.

Renato: E o que achou ao saber que no Brasil existem muitos fãs do Batman e também do John Robin Duncan?
John Duncan: Eu não sabia que existiam fãs do Robin no Brasil. Eu acho maravilhoso!

Renato: O que você espera dos fã-clubes por todo o mundo, como o da Batbase no Brasil?
John Duncan: Eu realmente agradeço aos fãs no Brasil! Eu desejaria que no mundo existissem mais fã-clubes como o de vocês!

Renato: Eu vi alguns batmóveis de brinquedo com o nome Duncan. Isso tem algo a ver com você?
John Duncan: Não conheço. Eu gostaria muito de vê-los!

Renato: Para finalizar, que recado você gostaria de deixar para os fãs brasileiros?
John Duncan: Eu amo todos os fãs! E que Deus abençoe o Brasil!





Infelizmente, o sr. Johnny Duncan faleceu no dia 8 de fevereiro de 2016 aos 92 anos.
Ele morreu em sua casa em Davenport na Flórida, ao lado de sua família.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário