Considerando como a rivalidade entre a Marvel e a DC persistiu por décadas e só esquentou com as duas editoras inspirando vários filmes próprios nos últimos anos, provavelmente isso não vai esfriar tão cedo. Na nossa opinião, não há problema em gostar de ambos.
Mesmo nos inclinando na direção da DC, não sabemos admitir que a Marvel ficou muito à frente do que Stan Lee chamaria de "competição distinta" no lado cinematográfico. Se a Liga da Justiça Mortal tivesse decolado em 2009, provavelmente estaríamos vendo uma paisagem diferente agora. Em vez disso, Kevin Feige e a empresa construíram o altamente lucrativo Universo Cinematográfico da Marvel, enquanto Batman vs Superman e Liga da Justiça falharam em ressonar com os espectadores em geral.
No lado positivo, porém, outros filmes da DC provaram ser sucessos, com Mulher-Maravilha e Aquaman se tornando gigantes de bilheteria por conta própria. E enquanto Shazam! não arrecadou tanto, mas foi um filme muito bom. Em breve, o Coringa ajudará a manter o ritmo, pois está sendo elogiado por críticos de todo o mundo.
Obviamente, o diretor Todd Phillips fez algo muito diferente com seu próprio filme e, em uma entrevista recente, ele disse que tudo o que você pode realmente fazer é fazer o seu melhor esforço em tantas palavras, confessando:
"Você não pode derrotar a Marvel, ela é um gigante. Vamos fazer algo que eles não podem fazer."
Com certeza, essa é uma estratégia bastante sólida, porque a Disney ainda não autorizou a realização de um filme de personagem com classificação +18 para um ícone da Marvel na tela grande. Se filmes da DC de alta qualidade forem lançados em sucessão, a confiança do consumidor deverá melhorar, mas isso deixa pouco espaço para falhas. Isso pressionará bastante as Aves de Rapina, embora isso seja uma discussão para outro dia.
De fato, isso reflete um pouco os comentários anteriores feitos por Phillips, como ele foi citado como dizendo o seguinte alguns meses atrás:
“Eu disse: 'Deixe o Coringa ser o primeiro, então vamos fazer com que grandes cineastas entrem.' Em vez de tentar viver na sombra da besta (MCU), vamos fazer algo que eles não podem, orçamentos de $ 30 milhões, nenhuma confusão de CGI. Vamos tirar tudo isso. Será libertador."
Com base em projeções iniciais, a aposta de Phillips será recompensada não apenas com os críticos, mas também com o público em geral, porque o Coringa espera abrir muito este leque. Já já descobriremos com certeza, uma vez que o Palhaço do Crime invadir os cinemas no dia 4 de outubro.