segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Lembra? A Batmania da Pepsi!


Sabor de nostalgia... ah, se você tem ou já teve uma dessas tampinhas ou algum desses copos da imagem abaixo você foi uma criança muito feliz! A Pepsi acompanhou de perto as batmanias promovidas em cada lançamento dos filmes do morcegão nos anos 90... teve até gente ganhando carro importado! Vamos relembrar aqui dois itens muito bacanas que fizeram a alegria da garotada;


Os copos do Batman...
Em 1989, com a estreia de Batman - O Filme, a Pepsi lançou uma coleção de seis (6) copos de plástico com as ilustrações do Batman, Batmóvel e da Bat-Asa! Para conseguir um dos copos era molezinha: bastava juntar 7 tampinhas de rosca de 1 litro ou 14 tampinhas de meio litro e trocar em um ponto de venda autorizado. Com isso, era comum ver a molecada caçando e saindo no tapa pelas tampinhas nos arredores de bares e restaurantes...


As tampinhas do Batman...
Já em 1992, com o lançamento de Batman - O Retorno, a Pepsi retorna com uma promoção que prometia o sorteio de dez carros importados! Como parte dessa audaciosa campanha, a Pepsi lançou dez (10) tampinhas com ilustrações de Jose Luis Garcia-Lopez, divididas em 5 cores: amarela, verde, azul, branca e vermelha. Além das tampinhas metálicas, essa coleção saiu também nas tampinhas de plástico (Pepsi Diet), com as ilustrações apenas em PB.


Os posters do Batman...
Ainda firme nas campanhas com os bat-filmes, a Pepsi fez uma promoção mais discreta em 1995. Desta vez, nada de sortear carros importados ou outros prêmios: o negócio ficou restrito a posters do filme, cujo foco era os personagens principais e o novo Batmóvel. Além disso, se não me falha a memória, em uma parceria com a Pizza Hut, dava um quebra-cabeça na compra de uma determinada promoção envolvendo os refrigerantes da Pepsi.



Curiosidades...
- Além do Brasil, a Pepsi realizou outras bat-promoções no México, Argentina, Peru e Chile enquanto nos EUA, a promoção associada ao lançamento dos bat-filmes ficou com a eterna rival Coca-Cola. Itens muito interessantes foram lançados lá fora, como álbum de figurinhas, posteres e coleções de cards.
- Fred Schiffer, que foi gerente de marketing da Warner no Brasil, narrou um caso curioso sobre a promoção lançada em 1992: "no Rio de Janeiro e em São Paulo houve um volume imenso de "vendas" de tampinhas na bilheteria dos cinemas, que ainda eram na sua maioria na rua: as crianças pegavam tampinhas de Pepsi nos bares e iam para a bilheteira vender a um preço menor que a metade do ingresso (a promoção era: se você levasse três tampinhas, pagaria a metade do ingresso) assim surgiu um grande mercado paralelo de venda de tampinhas nas portas dos cinemas". 
- Em 1997, durante o lançamento de Batman & Robin, não houve nada relacionado ao novo filme, o negócio deu uma esfriada, como diria o Sr Frio. A Sendas (extinta rede de supermercado carioca) não marcou bobeira e lançou seu Sendas Cola com embalagens ilustradas com os heróis e vilões do então novo filme do morcegão.



Há 30 anos... 
Recordar é viver: direto do túnel do tempo, o jornal O Estado de S. Paulo, edição do dia 14 de outubro de 1989, noticiava a campanha promocional da Pepsi para o lançamento de Batman - O Filme.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário