O filme solo do Flash foi adiado inúmeras vezes, o que colocou em dúvida se Ezra Miller ainda iria estrelar o filme no DCEU. Ezra Miller foi escalado para ser Barry Allen em 2014, e após 5 anos, The Flash ainda não entrou em produção, após um período de desenvolvimento muito conturbado.
Phil Lord e Christopher Miller escreveram um começo do filme com Seth Grahame-Smith assinando para escrever e dirigir o filme em 2015, quando eles cancelaram por causa de suas agendas cheias. Em 2016, no entanto, Grahame-Smith deixou o projeto devido a diferenças criativas. Rick Famuyiwa o substituiu, querendo começar as filmagens no início de 2017, mas ele também desistiu apenas alguns meses depois. Mais de um ano de vários relatos e rumores se seguiram - nomes ligados variavam de Robert Zemeckis a Matthew Vaughn e de volta a Lord & Miller novamente. Já no início de 2018, foi anunciado que Jonathan Goldstein e John Francis Daley haviam sido trazido para dirigir. Depois de tudo isso, o que temos agora é que após o fim das filmagens de Animais Fantásticos 3, que será lançado em novembro de 2021, começarão as filmagens do filme The Flash.
Em meio a todo esse tumulto, Ezra Miller permaneceu a única constante no projeto. O ator já interpretou Barry Allen três vezes, com aparições em Batman vs Superman, Esquadrão Suicida e Liga da Justiça. A opinião de Miller sobre o personagem se mostrou popular, e mostra que aparentemente continua comprometido em fazer isso acontecer também. Ezra reiterou no começo do ano que isso ainda aconteceria, e até mesmo foi relatado que ele estava reescrevendo o script de Flash também para manter o papel.
Não é tão fácil para o ator querer que isso aconteça. A versão do roteiro que ele estava escrevendo ao lado do aclamado escritor de quadrinhos Grant Morrison, foi considerada mais sombria para a mais leve planejada por Goldstein & Daley. Desde que a Warner Bros moveu o DCEU do primeiro para o segundo pós Zack Snyder, os esforços de Ezra podem não ser suficientes para manter o filme. Ezra Miller é um microcosmo disso também, já que foi Snyder quem contratou o ator para ser o Flash.
Há também o fato de que seu contrato teria expirado em maio (com a mesma história no script reescrito), o que significa que ele precisaria ser renegociado. Isso não é impossível, mas Miller é um nome muito maior agora do que quando assinou pela primeira vez, o que colocaria demandas extras em um desenvolvimento já prolongado e um filme que, depois de tanto tempo, poderia ser considerado um risco. Se Miller e WB não concordarem com uma direção criativa ou com um contrato, é difícil ver como o ator continuará interpretando o Flash.
Algo que conta a favor de Ezra Miller, é a franquia de Animais Fantásticos. Enquanto ele fazia parte do primeiro filme, a sequência Os Crimes de Grindelwald terminou com uma grande reviravolta que fez de Credence (Ezra Miller) a peça central absoluta de pelo menos o próximo filme, se não toda a saga. A Warner ainda está apostando alto na saga de Harry Potter, e isso significa que eles precisarão manter Ezra feliz. Se ele quiser fazer o Flash, poderá haver uma boa chance de que os superiores façam todo o possível para que isso funcione. Por enquanto, o filme solo do Flash permanece parado. Vamos aguardar as novidades.