Com o novo ator para ser o homem-morcego, Robert Pattinson, chegando para o filme The Batman, fica difícil as vezes imaginar outro ator que poderia ter interpretando o Batman no passado. Na verdade, uma encarnação particular do personagem que nunca foi questionada é a do ator Michael Keaton, nos filmes clássicos de Tim Burton.
Mas, segundo o roteirista Sam Hamm, de Batman (1989), a Warner Bros estava fazendo exatamente pensando ao contrário. E em uma entrevista recente com a SYFY WIRE, Hamm explicou que o estúdio queria ter uma abordagem diferente com o personagem desde o início.
“Havia muitas pessoas na Warner Bros que queriam lançá-lo com um astro de filmes de ação. Eles queriam que interpretasse o papel como Batman, em vez de lançá-lo apenas como Bruce Wayne. ”
O papel acabou ficando para Keaton, que havia trabalhado com o diretor no ano anterior em Beetlejuice. Hamm prosseguiu explicando a logística de como lançar o cruzado encapuzado corretamente, e ao fazê-lo, mencionou outro ator cujo nome estava sendo cogitado em torno da conversa: o astro de ação Steven Seagal.
“Você tem que saber fazer o Bruce Wayne, porque o Batman é, na maioria das vezes, um dublê, ou vai ser alguém correndo por aí com uma roupa no escuro. Você não precisa do conhecimento de artes marciais de, digamos, Steven Seagal ou alguém assim porque você pode fingir todo esse tipo de coisa. Seagal foi uma das pessoas que nos foi sugerida."
"Acredite ou não. Ele tinha acabado de aparecer nas telonas, as pessoas achavam que o pote de ouro, era a cara dele. Ele poderia ser o Batman ”, disse Hamm. "Eu não acho que isso chegou ao ponto dele saber. Ele era apenas um dos nomes que estava sendo cogitado."
Embora pareça que o ator de Nico - Acima da Lei, nunca fez um teste, a entrada de Keaton para o filme ficou famosa por ser controversa. Conhecido principalmente por papéis cômicos, os críticos argumentaram que seus trabalhos anteriores não ajudariam para fazer o primeiro Batman sério. Mas Keaton estava bem alinhado com o novo visual que Hamm e Burton imaginaram para o personagem.
“Bruce Wayne é um cara que fez uma espécie de decisão de carreira maluca, é o jeito que nós colocamos. Uma coisa ruim aconteceu com ele há muito tempo”, disse Hamm.
“Ele era rico. Ele entrou em posse de grande riqueza. Ele não tinha figura de autoridade aparente em sua vida, exceto seu empregado. Tanto quanto todos sabem, o cara que criou Bruce Wayne era seu mordomo. Então, se o mordomo disser: “Mestre Bruce, isso é loucura. Você não pode vestir um terno e sair para combater o crime", então Bruce poderia simplesmente dizer: "Alfred, você está demitido. Eu vou encontrar outro mordomo."
"Então ele não tinha nenhum tipo de influência estabilizadora dizendo a ele: Você precisa superar isso. Você tem que deixar tudo para trás e descobrir algo produtivo para fazer com sua vida."
No final, as coisas obviamente funcionaram para o Bruce Wayne de Keaton. Batman arrecadou mais de $ 400 milhões de dólares com um orçamento de $ 35 milhões, fazendo com que ele depois retornasse para Batman: O Retorno três anos depois, embora a experiência não tenha sido a mesma coisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário